quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Falha Grave No Windows XP


Grupo de criminosos aproveitaram-se de uma falha no Windows XP e realizaram ataques em Portugal,Brasil,Rússia e EUA. Pico dos ataques foi no final de semana entre os dia 26 e 27 de junho.
Criminosos conseguiram utilizar uma falha grave do Windows XP para realizar mais de 10 mil ataques a computadores on-line. Esta falha, que se encontra no programa de ajuda e suporte do Windows, foi apontada há cerca de um mês por um engenheiro do Google.

A Microsoft se manifestou na quarta-feira (30), relatando sobre os ataques. Por meio de seu blog oficial, ela afirmou que, primeiramente, teve conhecimento de pesquisadores que estavam testando, sem apresentar risco, a falha. Em seguida, no dia 15 de junho passado, a companhia relatou foi feito um ataque público. “Os ataques iniciais foram bastante limitados, mas na última semana, eles alcançaram níveis preocupantes”, dizia o blog.
Os ataques originados de páginas da internet com conteúdo malicioso atingiram computadores nos Estados Unidos, na Rússia, em Portugal e no Brasil, informou a Microsoft. De acordo com a empresa de segurança Symantec, o pico máximo dos ataques ocorreu no final da semana passada, entre os dias 26 e 27 de junho, aumentando nos últimos dias.
Por meio da falha no Windows XP, os criminosos conseguem enviar para os PCs atacados vírus, trojans e um programa chamado Orbitel, que faz o computador baixar mais softwares maliciosos automaticamente.
O próximo update de segurança da Microsoft para todas as versões do Windows sai no dia 13 de julho, no mesmo dia que a empresa encerrará o suporte para o Windows XP.

Nenhum comentário: